Informação sobre epilepsia, causas, sintomas e tratamento da epilepsia, incluindo o seu diagnóstico, e fornecendo dicas para que quem sofre com epilepsia, de modo a que cada pessoa possa melhorar a sua qualidade de vida.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Tratamento da epilepsia

O objetivo do tratamento da epilepsia é propiciar a melhor qualidade de vida possível para o paciente epiléptico, procurando o adequado controle das crises com o mínimo de efeitos adversos.
É fundamental o correto diagnóstico, buscando-se a diferenciação com outros distúrbios paroxísticos da consciência, como síncopes e crises psicogênicas. Diferenciação do tipo específico de crise e síndrome epiléptica também é importante, já que os mecanismos de geração e propagação das crises são diferentes para cada uma e os diferentes fármacos anticonvulsivos agem por mecanismos distintos que podem ou não ser favoráveis a cada síndrome.
Sabe-se que os fármacos anticonvulsivos agem através de um dos seguintes mecanismos de ação, bloqueio de canais de sódio, bloqueio de canais de cálcio e modulação de canais de cloro mediados por GABA.
Recomenda-se que o tratamento seja iniciado com uma das drogas consideradas de primeira linha para o tipo de epilepsia do paciente e, sempre que possível, a monoterapia deve ser o tratamento de escolha.
Carbamazepina e fenitoína permanecem como drogas de primeira escolha para o tratamento das crises parciais e secundariamente generalizadas. O ácido valpróico tem demonstrado eficácia comparável à da carbamazepina e da fenitoína para o controle das crises parciais.
Para as crises generalizadas, o ácido valpróico permanece como droga de primeira escolha. A escolha do fármaco deverá levar em consideração fatores como efeitos adversos, especialmente para alguns grupos de pacientes como crianças, mulheres em idade reprodutiva, gestantes e idosos, tolerabilidade individual e facilidade de administração.
O controle insatisfatório permanece sendo um problema em cerca de 15% dos pacientes com epilepsia parcial, sendo eles candidatos ao tratamento cirúrgico da epilepsia ou a novas drogas experimentais.
Índice dos artigos relativos a Epilepsia